sábado, 19 de junho de 2021

FAZENDA CANAÃ- DIA HISTÓRICO NA OVINOCULTURA REGIONAL

 

FAZENDA CANAÃ- DIA HISTÓRICO NA OVINOCULTURA REGIONAL

 

Nas primeiras horas de manhã de 19 de junho de 2021, rodando na minha motocicleta no sentido das terras da Fazenda Canaã que dista da minha residência 17,5 km percurso que em marcha de 60 km por hora e vencido em 30 minutos. Nesta oportunidade sabia eu que vivenciaria uma virada histórica não só da fazenda Canaã, mas de todo ovinocultura regional e estadual.

Pois acompanharia o segundo dia do curso de inseminação artificial ministrado pelo professor Sousa Junior médico veterinário com um currículo conhecido em todo o Nordeste Brasileiro, membro do colégio técnico de Teresina ligado à Universidade Federal do Piaui. (UFPI). Expetor da ABCC e ARCO.

Chegando na sede da fazenda no galpão principal foi colocada uma gigantesca mesa de madeira onde Professor Sousa Junior reuniu os participantes e passou rápidas pinceladas das atividades a serem desenvolvidas ao longo do dia. Rapidamente a palavra foi passada ao anfitrião e proprietário da Fazenda Carlos Reis, que sem demoras passou a detalhar um histórico da fazenda desta sua aquisição, até os dias atuais. Fez questão de dedicar este momento ao senhor Roberth (em memória) pois junto este foi um dos grandes incentivadores do projeto e quem acabou apresentando Dr.Sousa Junior ao mesmo.

Na parte pratica o primeiro ato foi depois de alguns passos Carlos Reis levou os participantes para conhecerem a área onde está a silagem produzida pela fazenda, depois conheceram uma área do cultivo de palma orelha de elefante que Carlos fez questão ressaltar que tem diminuído a produção devido à dificuldade de mão de obra.

                                  Carlos Reis apresentando a área da silagem aos presentes.  

Logo os grupos se dividiram, pois, em três camionetes parte foram fazer um passeio pelas instalações como: piquetes, plantações, área onde foi colhido o milho da silagem e Capiaçu etc. neste cenário o proprietário atuava como guia.


                                                   Mesa de recepção na fazenda.

 Já Dr. Sousa Junior e equipe aguardavam no galpão principal organizando todo o material e animais para o curso prático de inseminação artificial a seco. Para este dia foram preparadas com hormônios 24 ovelhas para estarem no cio e vários reprodutores das raças Dorper e Santa Inês.


                                  Reprodutores das Raças Santa Inês e Dorper 


Só depois de duas horas o grupo que estavam conhecendo as instalações da fazenda retornou ao galpão principal. Ficando agora sobre a batuta de Dr. Sousa e equipe. Sem demoras como tudo já estava organizado. Explicou que preferiu utilizar ovelhas pois as mesmas já têm maturidade sexual. Falou com essa pratica da inseminação artificial é importante para o melhoramento do rebanho e um melhor controle, visto que não acontece acasalamentos consanguíneos tipo pai com filha, entre irmãos etc.

Apresentou e explicou o instrumento próprio para a coleta de sêmen, depois colocou cada participante para fazer as coletas, corrigiu as práticas e posturas. Explicou o uso de pinças e analisou as diferentes amostras de material colhido no microscópio instalado no local.

                                               Coleta prática do material para inseminação.

                                  

                                     Dr. Sousa Junior e alunos do curso


                                         Alunos  na pratica da inseminação. 

Depois foi servido na casa da fazenda um delicioso e típico almoço aos participantes com direito a carne de cordeiro criado no local.

                                                            Mesa do almoço.



                                   Dr. Sousa Junior analisando a qualidade do material.

Na parte da tarde foi feita a inseminação das matrizes da fazenda preparadas para essa aula prática. Parabéns A Fazenda Canaã, Carlos Reis, Quinôr, Dona Antônia, Dr. Sousa Junior e Equipe e todos os alunos de diversos municípios que fizeram este dia histórico para São João da Serra-Piaui.  


                                                         Carlos Reis e Quinôr.


 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário