quarta-feira, 16 de junho de 2021

FAZENDA CANAÃ - BANCO DE ALIMENTOS

 

FAZENDA CANAÃ - BANCO DE  ALIMENTOS

 

   Em 14 de abril de 2021, tendo como ponto de saída minha residência no bairro centro da cidade de São João da Serra-Piaui. O Relógio marcava 7:30 da manhã, dirigismo ao sentido da Fazenda Canaã, esta jornada teria como principal objetivo acompanhar o processo de silagem de milho para: “O banco de alimentos da fazenda”.     A minha moto em velocidade de 60km por hora no máximo, e rapidamente foram superados os 17,5 km de distância da minha casa a sede da Canaã.   Chegando a sede da fazenda encontro o senhor Adão, a qual pergunto: onde estão o senhor Quinôr  e Carlos Reis?

Sem demoras ele respondeu: - “estão lá para o campo de milho”.

     Agradecido pela informação, pego minha moto parto rumo a plantação citada. logo  chego ao local encontro o senhor Quinôr,e um operador de trator e um trator vermelho da marca Massey Fergusom  4275 e um reboque também vermelho de quatro pneus com uma capacidade de carga de 5mil quilos.

 A área plantada segundo os presentes era de 17 hectares de milho. A plantação do mesmo teria ocorrido em janeiro de 2021.  Passado um certo tempo um barulho foi ficando mais intenso e com uma sensação de aproximação logo percebo por cima do milharal uma estrutura metálica, lançando o milho triturado no reboque de um outro trator de cor azul com uma colheitadeira acoplada e para minha surpresa tendo no comando de toda operação o fazendeiro Carlos Reis, que logo fez um sinal de positivo.

         E diz:- “ fique à vontade para o registro”.

                                                         Quinôr  na área plantada de milho 


 Sem demoras voltou a fazer a operação de colheita até o total preenchimento do espaço     do reboque, com este cheio é feito a substituição do reboque. É o operador do outro trator leva o reboque cheio até o lado do galpão principal da fazenda, onde é descarregado com ajuda de uma retroescavadeira, que faz a distribuição do material da silagem e com o seu peso faz a compactação.


                                  Carlos Reis na colheita do milho pra silagem

 Neste dia essa operação completava o seu terceiro dia operação.

 Segundo o fazendeiro: -”aqui o filho chora e a mãe não vê “.Pois ontem fiquei nesta operação até as 19:00hs.  O processo de silagem do milho serve como uma reserva de alimentos da fazenda n período de seca na região. E com o preço dos insumos cada vez mais elevados fazer a silagem para o “banco de alimentos’ da segurança alimentar   ao plantel dos animais. 

                                   Área da compactação da silagem feita pelas maquinas 

  A fazenda que funciona como uma empresa, onde cada colaborador tem seus objetivos traçados no quadro de tarefas diárias. Enquanto Carlos Reis , o tratorista, o maquinista faziam a silagem , no galpão a profissional chamada Crislane Bandeira e outros colaboradores faziam a pesagem de borregos de um dia de nascido , verificavam cuidadosamente o rebanho.  Conferencia do ganho de peso de animais com um certo tempo de confinamento. Observação do escore corporal (ECC). Atentamente verificavam os olhos das ovelhas para a presença de sinal de vermes.

                                             Balança eletrônica de conferencia  de peso

                                                   

Com o avançar das horas anoto o número de identificação de um reprodutor que achei sua pelagem bonita, o qual acabei adquirindo, o mesmo pesou vivo 40kg. Com a boa vontade do Fazendeiro Carlos Reis esse foi a semente inicial de um futuro plantel de ovinos, retomando assim, uma tradição familiar.

 



                                            Carlos Reis comum reprodutor Santa Inês.




                                                        Reprodutores Dorper Fazenda Canaã.


                                                     São João da Serra-Pi.

                                                   Data 14 de abril de 2021.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário