sábado, 21 de abril de 2018

O INVERNO DE 2018





A região centro-norte do estado do Piauí, onde está localizada a cidade de São João da Serra-PI. A nove anos não vivia um período de chuvas tão intenso. Visto que, o seu grande ultimo inverno foi registrado no ano 2009.
Agora falando do inverno de 2018, primeiro no mês de janeiro os índice pluviométricos foram quase nulos. Fato que deixava os pequenos lavradores e criadores do município com medo de este ser outro ano de seca extrema.
Realmente janeiro foi um mês de seca, mas a chegada de fevereiro mudou completamente este cenário, fortes e intensas chuvas caíram na região. Animando os agricultores, pescadores e criadores.
Mas como tudo não é só bônus tivemos alguns problemas estruturais na cidade como: a cabeceira da passagem molhada da ponte sobre o Rio Poty foi destruída e ainda as forças das águas levou uma grande mangueira e a estrutura de um bar que ficava as suas margens.  
o lado bom foi que, o nosso povo plantou e colheu produtos como: milho ,feijão, arroz, melancia etc. toda grota ,rio, riacho, açudes, cachoeiras ficaram cheias de aguas e muitos peixes. Já no mês de março como se diz aqui o inverno deu uma fraquejada. Agora em abril caíram verdadeiros pés d’água com isso apareceu alguns transtornos  como por exemplo buracos na cabeceira da nova ponte sobre o Rio Poty ,isto foi registrado e divulgado nas redes sociais,. Onde a população exigia das autoridades providencias.
No nosso Rio da Onça na passagem molhada do Pajau tivemos a virada de uma pequena canoa onde esta veio a virar matando dois carneiros e lançando uma moto e dois homens nas suas fortes águas os homens escaparam mas passaram por um grande susto.
O fato triste e que diante de tanta água nossa população não vê políticas públicas para o seu aproveitamento e armazenamento e daqui a três meses nosso povo volta a sofrer com a falta desse liquido vital..


Nenhum comentário:

Postar um comentário