segunda-feira, 27 de novembro de 2017

CAIXA FORTE DE ANTIGAMENTE EM SÃO JOÃO DA SERRA-PI


Inocêncio Alves Lima, nascido em  28 de julho de 1947,na fazenda Laranjeira de propriedade do senhor Inácio Costa, no município de Alto Longá, conta que na década de 1960 era encarregado de levar o dinheiro dos comerciantes ;Nerindo Alves ,Gerson farias de Lima, Luiz “Pubeiro”,e Chico “Pubeiro” da região de São João da Serra até Alto  Longá a pé.
Relata ainda que ia ao comercio local mandado pelo senhor Antônio Tomaz e que os comerciantes lhe entregavam os marços de dinheiro. Diz que naquela época a maior nota era de 10.000 réis. O dinheiro apurado no comercio era colocado num saco de estopa enrolado numa rede velha fedida para não despertar atenção de malfeitores e ladrões  , levava uma faca e uma baladeira(para matar passarinho)  levava uma caixa de fósforo para fazer comida no caminho. Com o saco nas costas sai da localidade Nova Vida, ás 6:00 da manhã ,perto da Flor da Mescla, passava pala Barra das Furnas ,Mulungu, Mirador ,Tranqueira, Àgua Azul e só chegava em Alto longa as 18:OO horas, onde entregava ao senhor  José Luiz  o dinheiro e esse dava um jeito de mandar de Alto Longá para Campo Maior onde tinha agencia bancaria.
Vale ressaltar que Inocêncio Alves não recebia nada para fazer a viagem a pé de dose horas de duração na ida e dose de volta, às vezes uma rapadura ou outra besteira qualquer ele recebia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário