quarta-feira, 3 de maio de 2017

MUSEU DO TITO, UMA FONTE INESGOTÁVEL DE SA´´ERES


MUSEU DO TITO, UMA FONTE INESGOTÁVEL DE SABERES

 
Francisco Nilo Cardoso Filho, o popular Tito do museu do Castelo do Piauí, irmão legitimo do também museólogo Zé de dor do museu de  Campo Maior, (terra dos Carnaubais). Desde de ano 2000, Tito resolveu varrer todo o território do antigo Marvão, que eh a atual cidade de Castelo do Piaui. Conheceu fazendas antigas, grutas, rios, riachos, vilarejos e etc... nesta visitas sempre conversava com os moradores mais antigos do local, que sempre lhe presenteavam com machadinhas, pedras de corisco, peixe petrificados, ou seja, fósseis e telhas das antigas fazendas confeccionadas nas coxas dos escravos, cristais de rochas, oratórios, fotografias, revistas, cerâmicas, roupas antigas, chicotes, mascas de ferrar o gado, moedas e cédulas antigas, material, lítico e armas indígenas. Voltando das viagens, verdadeiras aventuras, por vielas e veredas foi catalogando as peças onde ganhou o dia, o local e quem lhe doou.
            No ano de 2010, resolvo fazer uma pesquisa para um futuro livro de titulo De Marvão a São João, a estória de São João da Serra piaui. Logo alguém me da uma dica, vá ao museu do Tito em Castelo d Piauí e assim o fiz depois que resolvo problemas pessoais no Banco d Brasil. Fui a procura do Museu do Tito e para a minha grata surpresa, nesta época ficava na mesma rua do banco. Lá chegando, bato palmas e sou recebido pelo Tito, que logo me indaga `´de onde você é`` e respondo de São João da Serra Piaui, ele prontamente me diz: Você sabia que eu nasci la? E ainda enfatizou eu e meu irmão Zé de Dor, somos netos legítimos do Coronel José Cardoso. Fato que por mim era desconhecido até aquele instante, então lhe digo que então quer dizer que os dois museólogos do estados são filhos de São João da Serra. Deste momento então começou a me fornecer livros raros como: A enciclopédia dos municípios piauienses de Sidney Soares; Almanaque do Cariri de 1952; O livro nas terras dos Castelos, de Reinaldo Coltinho; O marte dos Tacarijus; Os primodios de nossa estória, de Padre Cladio de melo, entre outros.
            Vale lembrar que nunca cheguei para o Tito e disse; você tem ligo sobre qualquer assunto, medicina, direito, religiões, que o Tito não tivesse. O Tito tem uma verdadeira fixação por mapas antigos do Piaui, Maranhão, Ceara e etc.
            Atualmente o seu museu esta localizado na avenida Antonino Freire, cruzamento com a rua Coelho Meto em Castelo do Piaui. É triste notar como o poder publico não valoriza a memoria da estória de nossas raízes, pois para manter o seu acervo, Tito não recebe nenhuma ajuda governamental.
            Hoje deixo o eu sincero agradecimento ao Tito e uma dica aos estudantes de estória e as áreas a fins que o museu é uma fonte inesgotável de conhecimento.
                                                                      

                                                                                                                     Herllys Torres

                                                       Gerson de Sousa e o Tito
                                                                         Fotos antioas

                                                                                  Armas
                                                                 Peixe petrificado
                                                                             Machadinha
                                                                      Petrogrifo

                                                                           Mesa de pedra
                                                                               Tito e Herllys


Nenhum comentário:

Postar um comentário