quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Promotora e Delegada Entregam Computador (São João da Serra-Pi )

 Entrega de um computador completo para delegacia da cidade de São João da Serra-Pi, Dra. Ana Isabel(Promotora de Justiça) Delegada(Ana Luiza) , Tenente  José de Ribamar , Soldado Alencar.
Segundo A Promotora;"As doações são provenientes de transações penais.Medidas aplicadas para evitar prisôes  por crimes de menor potencial ofensivo"
Fotos-Herllys Torres



terça-feira, 28 de agosto de 2012

Delegada e Promotora, Realizam Campanha Contra Poluição Sonora

                                                          
                                            
                                                        Decibélimetro(Medir Altura do Som)
                                                         Motoristas de Carros de Som
                                                     Motoristas de Carros de som
                                            Tenente José Batista(Assinando Ata da Reunião)
                                                    Foto da Ata da Reunião contra poluição sonora
                                           Delegada Dra.Ana Luiza assinado a  Ata.
                         Aferição de Veiculos com uso do Decibélimetro(Medir Altura do Som)
                                   Promotora Ana Luiza , Delegada  Ana Isabel durante Aferição.
Com o objetivo de combater possiveis abusos no volume de carros de som(Poluição Sonora) , durante o periodo eleitoral na manhã de hoje  28 de agosto, A promotora eleitoral Dr.Ana Isabel , Delegada-Ana Luiza , Tenente Batista, convidaram os responsaveis e motorista de carros de som da cidade de São João da Serra-Pi. Para uma palestra sobre o assusto na Cãmara dos Vereadores e depois procederam  aferição de vários carros e deixando registrado o volume máximo de cada carro. Todos motoristas e responsaveis apoioaram a campanha contra a poluição sonora.
Fotos-Herllys Torres

Promotora Eleitoral Faz Palestra na Escola Ubiracy Carvalho

                                             Dra. Ana Isabel (Promotora Eleitoral)
 Na manhã de hoje alunos da Unidade Escolar Ubiracy Carvalho, localizada no Bairro Santa Rita na cidade de São João da Serra-Pi. Receberam uma visita muito especial da  Dra. Ana Isabel Promotora Eleitoral da 34 Zona Eleitoral , onde puderam receber orientações sobre todo o processo eleitoral.
Fotos -Herllys Torres




domingo, 26 de agosto de 2012

Sucesso Sorteio Dia Dos Pais(Posto Santa Cruz)

 Na manhã de 26 da Agosto de 2012, O Posto Santa Cruz da Cidade de São João da Serra-Pi, Realizou o Sorteio da Promoção do Dia Dos Pais.Antes e Durante o Evento Os Amigos e Clientes Poderam tomar um Farto Café da Manhã e lanches variados.
Fotos- Herllys Torres






sábado, 25 de agosto de 2012

Escola Cicero Lopes(100 anos de Luiz Gonzaga)

 A Unidade Escolar Cicero Lopes de Sousa, da cidade de São João da Serra-Pi, realizou uma homenagem pelos 100 anos do cantor Luiz Gonzaga.O evento ocorreu na frente da Câmara de Vereadores no centro da cidade.
Fotos -Herllys Torres




domingo, 19 de agosto de 2012

Capoeira Grupo Cordão de Ouro

 O Grupo de Capoeira Cordão de Ouro,realizou um evento de capoeira na quadra de esporte Coronel José Cardoso no centro de São João da Serra-Pi.
Fotos-Herllys Torres




terça-feira, 14 de agosto de 2012

Escola Dr. Manoel Tomaz(Festa dos Pais)

 A Unidade Escolar Dr.Manoel Tomaz da Silva,da Cidade de São João da Serra-Pi,realizou uma festa em comemoração ao Dia dos Pais, no Clube Planeta Show's no Bairro: Piçarra.
Fotos-Herllys Torres




segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Gonçalinho do Acordeom, tocou com Luiz Gonzaga, o Rei do Baião


Capa do disco Danado de Bom, de Luiz Gonzaga(Imagem:Divulgação)Capa do disco Danado de Bom, de Luiz Gonzaga
 No ano do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, nome de grande importância para a cultura brasileira, em especial à nordestina, por ser idolatrado pelos muitos sertanejos que admiram sua irreverência e jeito simples com que lidava com sua fama, o Portal CDP não poderia de deixar de homenageá-lo e presentear seus leitores com uma entrevista exclusiva com um músico castelense que teve a honra de se apresentar ao lado de Luia Gonzaga.
Imagem: PortalCDPGonçalim do Acordeom no portal de entrada de Castelo do Piauí, fazendo a recepção dos visitantes no segundo dia do Cachaça Fest 2012(Imagem:PortalCDP)Gonçalim do Acordeom no portal de entrada de Castelo do Piauí, fazendo a recepção dos visitantes no segundo dia do Cachaça Fest 2012

Parafraseando Euclides da Cunha, “o sertanejo é antes de tudo um forte, e tem na religiosidade a sua fé” e o gosto pela diversão através de músicas que influenciaram toda uma geração, como o xote, o maracatu e o baião. E foram esses ritmos que influenciaram o então jovem Gonçalo Soares Neto, o nosso querido Gonçalinho do Acordeom. Conheça a história desse personagem castelense que mesmo com seus 71 anos de idade ainda se apresenta pelo sertão a fora tocando as músicas do seu ídolo e inspirador.

Gonçalo Soares Neto nasceu em 1941 na Localidade Tranqueiras, município de Castelo do Piauí à época, hoje pertencente a Buriti dos Montes. Filho adotivo do lavrador Manoel Soares de Sousa e Margarida Rodrigues de Mesquita, pai de Francisco Antônio Soares (Chico Antônio da Spa Sat).

O seu gosto pela música começou em 1958 quando ainda adolescente e inspirado nas cantigas de Luiz Gonzaga, seu ídolo musical, começou a tocar sanfona. Em 1965 chegou a Castelo e, ao lado dos amigos Francisco Araújo, conhecido como “Chico Caraoi” e o saudoso poeta Antônio Maria, formaram o Trio Estrela do Forró, que animava as festas nos interiores, onde eram muito requisitados para tocar o tradicional forró de pé de serra.

Encontro com o Rei do Baião
Imagem: Arquivo PessoalLuiz Gonzaga (à esquerda) e Gonçalim do Acordeom(Imagem:Arquivo Pessoal)Luiz Gonzaga (à esquerda) e Gonçalim do Acordeom
Luiz Gonzaga veio para a vizinha São João da Serra, cidade a 60 Km de Castelo do Piauí, em 1982 para se apresentar em uma festa de inauguração de um clube na Fazenda Paraíso, de propriedade do agropecuarista  Manoel Dantas.

Alguns forrozeiros da região participaram daquela festa, e um deles foi Gonçalinho do Acordeom, que roubou a cena e encantou Luiz Gonzaga com seu jeito simples e irreverente, sempre muito bem humorado, pra surpresa do Rei do Baião que dava boas gargalhadas com as peripécias do seu grande fã.

Momentos antes do seu show, o ídolo fez um desafio ao castelense, perguntando em quantas partes se divide o acordeom. Prontamente Gonçalinho respondeu que se divide em crave de sol e fa. Gonzagão retrucou desafiando-o a abrir sua sanfona e ele, espirituoso e astuto que é, pegou o instrumento, abriu e por sua iniciativa já tocou um forró.

Com os olhos marejados pelas lembranças do passado, Gonçalinho contou algumas passagens engraçadas do show. Por exemplo, quando Gonzagão perguntou ao público quem queria “a do jumento”, utilizando-se do duplo sentido para fazer referência à famosa música Apologia Ao Jumento (O Jumento É Nosso Irmão). Enquanto alguns do público gritavam “eu, eu”, o músico usou seu bordão “sai pra lá mangangá”. Isso roubou muitos risos dos presentes.

Quando teve a oportunidade de subir ao palco, Gonçalinho fez um desafio, como gosta de contar: “Luiz Gonzaga, no Rio de Janeiro você é aclamado Rei do Baião, mas na Fazenda Paraíso, eu canto e grito e ninguém mete o bico”. Gonzagão deu risadas e ouviu seu fã cantar as músicas “A Letra i – Cartinha Fechada”, “A Mulher do Sanfoneiro – Forró do Quebra Pau”, dentre outras.

Quem fez os contatos para aquele show de Luiz Gonzaga em São João da Serra, foi o senhor Rui do Rêgo Barros, que era amigo de Luiz Gonzaga e o trouxe pessoalmente para a festa.
Imagem: Arquivo PessoalA partir da esquerda: Manoel Dantas, Gonçalim do Acordeom seguido do Trio Estrela do Forró, na festa com Luiz Gonzaga(Imagem:Arquivo Pessoal)A partir da esquerda: Manoel Dantas, Gonçalim do Acordeom seguido do Trio Estrela do Forró, na festa com Luiz Gonzaga
Imagem: Augusto JúniorZabumba pertencente a Gonçalinho e que foi usada no show com Gonzagão. O instrumento foi doado pelo música castelense ao Museu do Tito.(Imagem:Augusto Júnior)Zabumba pertencente a Gonçalinho e que foi usada no show com Gonzagão. O instrumento foi doado pelo música castelense ao Museu do Tito.
Participação no Cachaça Fest
Atendendo ao pedido de Augusto Júnior para fazer esta matéria para o Portal CDP, Gonçalim do Acordeom aproveitou para participar do Cachaça Fest se apresentando no portal de entrada da cidade no segundo dia do evento dando boas vindas aos visitantes.
Imagem: PortalCDPGonçalim do Acordeom acompanhado da zabumba e do triângulo(Imagem:PortalCDP)Gonçalim do Acordeom acompanhado da zabumba e do triângulo
Mesmo morando em Castelo do Piauí, Gonçalim do Acordeom está passando uma temporada em Assis, no CE, na casa dos filhos de sua atual esposa.
Imagem: PortalCDPGonçalim cantando os sucessos do seu grande ídolo, Gonzagão(Imagem:PortalCDP)Gonçalim cantando os sucessos do seu grande ídolo, Gonzagão

Texto: Augusto Júnior
Colaboração: Anderson Lima

Edição: Anderson Lima
Fonte: Augusto Júnior